Oficina do monobloco
 
 

A Oficina do Monobloco é um projeto de ensino de percussão que surgiu em 2000, no Rio de Janeiro, criada pelos integrantes do grupo Pedro Luís e a Parede (PLAP).

O conceito básico da Oficina é trabalhar com os instrumentos da Escola de Samba (surdos, caixa, repique, tamborim, agogô, chocalho e cuíca ) num universo musical mais amplo. O samba é a nossa base musical e técnica, mas foram criados também outros arranjos e adaptações para diversos ritmos como coco, funk, ciranda, marcha, xote, maculelê, quadrilha, samba-charme, congo e ijexá.

 

Bem Vindo à Oficina do Monobloco

Na Oficina são trabalhados os seguintes aspectos:

  1. Musicalização: aprendizado da linguagem rítmica, utilizando, entre outras ferramentas, o Método do Passo, do Prof. Lucas Ciavatta.

  2. Técnica: é trabalhada a técnica dos instrumentos da escola de samba (surdo, caixa, repique, tamborim, agogô e chocalho ) com exercícios específicos.

  3. Ritmos e Repertório: os ritmos e suas variações ( samba, coco, funk, ciranda, marcha, xote, quadrilha, samba-charme, congo e ijexá ) são trabalhados juntamente com músicas e arranjos, para a criação de um repertório para o grupo.

  4. Prática de Conjunto: a idéia é criar um grupo com os participantes da oficina, tocando os ritmos trabalhados.

 

As aulas acontecem todas as 3as. feiras das 18 às 20 horas  - Turma dos Iniciantes e das 20 às 22 horas - Turma Avançada, de maio a janeiro na Sala Baden Powell, Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 no Rio de Janeiro.

Matrícula de R$ 50,00 e mensalidades de R$ 200,00.

Informações com Carolina Vaz, na Sala Baden Powell nos horários das aulas ou pelo email oficina@monobloco.com.br